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Compressores de Ar (reparos, pistões, anéis, blocos, etc.)

O ar comprimido é a principal fonte de energia para todos os sistemas pneumáticos de freio, suspensão e embreagens de veículos comerciais pesados. O principal componente para a produção desse ar é propriamente o compressor. Tendo seu acionamento vinculado ao motor do veículo ele produz o ar comprimido necessário para todos os sistemas pneumáticos.

Válvulas de Ar e Reparos em Geral

As válvulas de freio permitem um controle preciso no fornecimento de ar comprimido para os sistemas de frenagem e suspensões.
O ar comprimido disponibilizado pelo compressor tem de ser desumidificado e depurado antes de ser distribuído pelos diferentes circuitos de frenagem. Esses circuitos têm de ser cheios com até três níveis de pressão e depois intertravados para, desse modo, poderem preencher com confiabilidade os mais elevados requisitos de segurança no tráfego rodoviário.

Válvula – Freio Motor, Veb, Top Brake e Retarder

Durante as frenagens, ou em casos de alterações de carga do veículo, o ar comprimido é direcionado através das válvulas ou módulos de controle para os atuadores de freio ou sistemas de suspensões que trabalham com pressões acima de 10 bar.

Manutenção de Sistemas de Freios ABS, EBS e ECAS

Em sistemas modernos de freios, de suspensões e segurança, a eletrônica embarcada tem substituído a pneumática em várias áreas.

Contando com controle de tempo por intermédio de equipamentos eletrônicos de controle, que atuam com a precisão de milissegundos, comandos de assistência são enviados, por exemplo, aos módulos e válvulas. Dessa forma situações emergenciais de frenagem e de condução podem ser adaptadas às novas condições com rapidez extremamente elevada. Isso resulta enormemente no aperfeiçoamento dos padrões de estabilidade, controle de frenagem e conforto na condução do veículo e primordialmente na segurança.

Bolsas e Amortecedores para Cabines e Suspensões Pneumáticas

Bolsas e amortecedores têm como função, controlar as oscilações da suspensão, mantendo as rodas do veículo em contato permanente com o solo estabilizando a carroceria do veiculo, propiciando conforto, segurança, estabilidade e evitando o desgaste excessivo dos componentes da suspensão e pneus.

Conserto de Banco Pneumático

O banco do condutor é muito importante. Ergonomia, conforto e possibilidades de adaptação individual do banco são condições importantes para que o motorista transporte sua carga e passageiros de forma segura ao seu destino.

Cuícas de Freio (Baioneta, Tipo G, Tipo F e Spring Break)

O cilindro de freio converte energia pneumática em energia mecânica. Assim, as pastilhas de freio são pressionadas contra as superfícies de contato do freio, resultando na diminuição de velocidade ou na parada do um veículo.

Catracas de Freios (Manuais e Automáticas)

O ajustador de freio é responsável pelo ajuste da folga que existe entre uma lona de freio e o tambor. Isso acontece pois, toda vez em que o sistema de freio é acionado pelo motorista, o eixo S faz movimentar os patins e com isso há um atrito entre o tambor e a lona, o que provoca desgaste na lona. Esse trabalho é feito pelo ajustador de freio, conhecido no mercado como catraca de freio, que pode ser encontrado nas versões manual e automática.

Servos e Cilindros de Embreagem

As unidades de embreagem e as unidades de controle da engrenagem asseguram o controle confortável e seguro das caixas de engrenagens dos veículos comerciais.

Adaptação de Suspensão Pneumática para Cabines

A Suspensão a ar contém principalmente os seguintes aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.

Como funciona no lugar das molas do veiculo são colocadas bolsas que quando o sistema é acionado seguram o ar dentro delas fazendo assim com que o veiculo levante, quando o sistema é acionado novamente o ar é jogado de dentro das bolsas para fora fazendo assim com que o veiculo se rebaixe ao limite extremo. Porém existe a necessidade de um sistema que regule a altura de rodagem, válvula niveladora (de preferencia eletrônica), pois o condutor dificilmente consegue fazer essa regulagem.

Suspensão Pneumáticas Eletrônica

A Suspensão a ar contém principalmente os seguintes aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.

Como funciona no lugar das molas do veiculo são colocadas bolsas que quando o sistema é acionado seguram o ar dentro delas fazendo assim com que o veiculo levante, quando o sistema é acionado novamente o ar é jogado de dentro das bolsas para fora fazendo assim com que o veiculo se rebaixe ao limite extremo. Porém existe a necessidade de um sistema que regule a altura de rodagem, válvula niveladora (de preferencia eletrônica), pois o condutor dificilmente consegue fazer essa regulagem.

Também vale lembrar que os ônibus mais novos têm um sensor que ajusta a suspensão de modo que todos fiquem confortáveis.

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