No Brasil, caminhões e veículos de carga passam muito tempo na estrada, percorrendo grandes quilometragens, dadas as dimensões do país. E somente uma manutenção preventiva pode fazer com que diminuam os gastos com o veículo e se tenha a garantia de uma viagem tranquila.
Afinal, gastar em uma revisão é, na verdade, investir. Levantamentos apontam que as despesas com o veículo diminuem em até 30% quando a manutenção preventiva é realizada. Além disso, é importante para que o caminhão não pare no meio de uma viagem, ou seja, pego em uma fiscalização, situações que comprometem os ganhos com o frete.
E os benefícios da manutenção preventiva do caminhão continuam. O risco de acidentes também diminui, afinal, os itens de segurança do caminhão estarão funcionando perfeitamente.
Devido à importância que o sistema pneumático tem para o funcionamento dos caminhões, separamos seis pontos do sistema pneumático para que seja realizado uma manutenção preventiva:
1 – Compressor de Ar: Por se tratar do coração do sistema pneumático, é um item de muita importância para o seu funcionamento e um dos itens que mais causa dor de cabeça quando quebra na estrada. Seu mau funcionamento pode ocasionar a entrada de óleo em todo o sistema pneumático onde pode causar a obstrução das válvulas e também não produzir ar para o sistema pneumático o que fará que todo sistema não funcione e o veículo fique travado.
2 – Válvula Secadora de Ar: Item de extrema importância, pois evita que a umidade e o óleo entrem no sistema de ar dos veículos. É de extrema importância o uso de filtros secadores de ar originais e também o respeito ao período de troca recomendado pelo fabricante. O mau funcionamento e a não troca do filtro no período recomendado podem prejudicar o sistema pneumático.
3 – Válvula Protetora 4 circuitos: Item com a responsabilidade de distribuir o ar para o sistema e protege-lo em caso de pane. O seu mau funcionamento pode ocasionar travamento ou falta de freio do veículo.
4 – Válvula Freio de Mão: Item com a responsabilidade de manter o veículo frenado quando está estacionado. Funciona também como freio de segurança em caso de emergência em situações de falha no freio de serviço. Seu mau funcionamento pode ocasionar o superaquecimento ou travamento do veículo.
5 – Cilindro Combinado (Cuíca de Freio): Item muito importante por possuir dupla função que é de freio de serviço e estacionário. Tem a responsabilidade de acionar o sistema de freio do veículo. Seu mau funcionamento pode ocasionar travamento ou falta de freio no veículo.
6 – Válvula Pedal: Item responsável pelo acionamento do freio de serviço. Seu mau funcionamento ocasiona falta de freio no veículo.
Além desses seis itens acima listados, vale lembrar que o sistema pneumático é composto por aproximadamente 30 válvulas onde todas elas tem a sua importância para o bom funcionamento do sistema pneumático.
Portanto, mantenha seu veículo sempre seguro e realize sempre sua manutenção preventiva do sistema pneumático para que sua viagem seja sempre segura e sem dor de cabeça.
Para maiores informações faça-nos uma visita e agende um horário.