A importância do caminhoneiro no Brasil

Chegamos ao último artigo do ano. Ao decorrer dos textos trouxemos diversas curiosidades sobre a vida e o dia a dia do caminhoneiro. Dos homens e mulheres que viajam pelas inúmeras estradas brasileiras, das inovações que virão para o mercado nos próximos anos, das campanhas de conscientização, dicas de saúde… E para encerrar, nada melhor do que compilar tudo isso e falar da importância dos caminhoneiros no Brasil.
O modal rodoviário, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2017, representa 60% do transporte nacional de cargas. Logo, é nítida a importância para economia do país os profissionais do transporte pesado. Mas não precisamos apenas falar dos números, pois na greve de 2018, por exemplo, o país sentiu o quanto depende dos caminhoneiros para os mais variados setores, até mesmo a exportação.

 

Saúde

 

2020 surpreendeu a todos, de forma nada positiva, com a pandemia do coronavírus, covid-19, alterando os planos a nível mundial. Contudo, algumas profissões consideradas essenciais não puderam parar, para que tanto a economia, quanto a própria saúde pública não entrasse em colapso.

Além dos profissionais da saúde, que exercem um papel fundamental, ainda mais em meio a uma pandemia, estão os caminhoneiros mantendo suas viagens Brasil afora, tornando possível as compras e demandas chegarem até as cidades, garantindo que mais pessoas possam ficar em casa aguardando suas encomendas na segurança de seus lares, tão como levando remédios aos departamentos de saúde.

Entretanto, tal qual os profissionais da saúde, ainda que em escalas diferentes, os caminhoneiros também estão expostos ao vírus, o que se torna mais perigoso quando muitos desses, segundo a CNT, possuem mais de 44 anos, próximos de estarem no grupo de risco. A idade, no entanto, não é o único fator que amplia os riscos de infecção para o covid-19. Já tratamos em outros artigos o quanto a profissão exige do físico e do psicológico dos caminhoneiros. O quanto as altas horas sentado na boléia demandam e desgastam a saúde, exigindo cuidados e exercícios periódicos. Esses fatores também colaboram para tornar os caminhoneiros, e demais profissionais dos transportes pesados, grupo de risco.

 

O futuro da logística

 

A pandemia acelerou pontos das quais já nos encaminhávamos para. Um exemplo são as demandas digitais, como compras dos mais variados produtos, aulas, reuniões, tudo virtual e no conforto da casa. O Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico por mês durante o período da quarentena.

Como dito por Rui Maciel em seu artigo ao site Canaltech: “Segundo dados do índice MCC-ENET - desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie - as vendas do setor mais que dobraram em junho de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 110,52%.”

A ABComm e a Konduto registraram também um aumento de 40% no número de vendas on-line, sendo grande parte sapatos, roupas, autopeças, eletrônicos… Ou seja, independente do produto, para chegar até o cliente, antes passam pelo caminhão. E o cenário apresentado pela pandemia só antecipou o que já estava escrito, as vendas online, o comércio digital é o futuro e a logística se molda para isso. Novos meios de transportes ou investimentos podem começar a focar em outros modais, mas por enquanto, o Brasil demanda do modal rodoviário, tem seus olhos e sua atenção para ele e depende dele para que o país se mantenha ativo. Contudo, não adianta a demanda e a atenção se voltar para o transporte pesado, mas a valorização à esses profissionais não melhorarem.
Por isso, sabendo que não há como ignorar a importância dos caminhoneiros, é que encerramos o nosso ano, nos artigos, deixando claro o quão somos gratos a todos que percorrem os 1.7 milhão de quilômetros de estradas do Brasil para nos levar conforto e comodidade. Seguiremos valorizando e buscando as melhores soluções para segurança destes motoristas.


Fontes:

 

https://canaltech.com.br/e-commerce/vendas-via-e-commerce-dobram-em-junho-no-brasil-169241/

 

https://blogdocaminhoneiro.com/2017/06/profissao-caminhoneiro-importancia-desse-profissional-para-a-economia/

 

https://blog.rodojacto.com.br/profissao-caminhoneiro-a-importancia-desses-profissionais-para-economia-brasileira/

 

https://www.ocarreteiro.com.br/importancia-do-caminhoneiro-em-meio-ao-caos-do-coronavirus/

 

https://www.istoedinheiro.com.br/pandemia-do-coronavirus-faz-e-commerce-explodir-no-brasil/